domingo, 23 de janeiro de 2011

ballet nafaya de matam guinée conakry

Thiosane Djembe Zwolle 3 - 30 juni 2007

Djembe: Kakilambe live am 07.07.07

Kassa djembe 1

Tiriba, the "proper duns" with Ibru and Lebon

African Women Djembefola

Djembe Session in Senegal

Djembe session improvisacion

djembe musica africana

Jambo vidzogroup@hotmail.com musica africana

TRIBOS RIO OMO-ETIÓPIA-AFRICA-FOTOS HANS SYLVESTER MÚSICA LOCAL

MALLÊT ARTE SONS E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA:

OS FATORES DA RESISTÊNCIA DOS TRAÇOS DE CULTURA AFRICANOS CONDICIONAM-SE,PORTANTO,Á NECESSIDADE DE SEREM USADOS PELOS NEGROS BRASILEIROS NO INTUITO DE SE AUTO PRESERVAREM SOCIAL E CULTURALMENTE.

SOMENTE DENTRO DE UMA SOCIEDADE NA QUAL OS PADRÕES CONFLITANTES SE SEPARAM NÃO APENAS NO NIVEL DAS CLASSES EM CHOQUE OU FRICÇÃO,MAS TAMBÉM,POR BARREIRAS ESTABELECIDAS CONTRA SEGMENTOS QUE COMPARECEM EM DIVERSOS ESTRATOS INFERIORIZADOS E DISCRIMINADOS POR SEREM PORTADORES DE UMA DETERMINADA MARCA,ESSES TRAÇOS PODEM SER APROVEITADOS.

DE OUTRA FORMA,ELES SE TERIAM DELUIDO POR FALTA DE FUNCIONALIDADE NA DINÂMICA:





MICA SOCIAL.

MALLÊT ARTE SONS E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA:

GRUPOS ESPECIFICOS E DIFERENCIADOS,QUANDO NOS REFERIMOS A UM GRUPO DIFERENCIADO NUMA SOCIEDADE DE CLASSE,TEMOS EM VISTA UMA UNIDADE ORGANIZACIONAL QUE,POR UM MOTIVO OU UMA CONSTELAÇÃO DE MOTIVOS OU RACIONALIZAÇÕES,É DIFERENCIADO POR OUTROS QUE,NO PLANO DE INTERAÇÃO,COMPÕE A SOCIEDADE.ISTO É:CONSTITUI UM GRUPO QUE,POR UMA DETERMINADA MARCA É VISTO PELA SOCIEDADE COMPETITIVA DENTRO DE UMA ÓTICA ESPECIAL,DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO,ATRAVÉS DE PADRÕES DE VALORES,MORES E REPRESENTAÇÕES DOS ESTRATOS SUPERIORES DESSA SOCIEDADE.

QUANDO NOS REFERIMOS A GRUPOS ESPECIFICOS,ESTAMOS ENCARANDO A MESMA REALIDADE,EM OUTRO NIVÉL DE ABORDAGEM E EM OUTRA FASE DE DESENVOLVIMENTO IDEOLÓGICO, PROCURAMOS COM ESTE TERMO,DESIGNAR DO PONTO DE VISTA INTERNO DO GRUPO,OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE SÃO CRIADOS Á PARTIR DOM MOMENTO EN QUE SEUS MEMBROS SE SENTEM CONSIDERADOS E AVALIADOS ATRAVÉS DA SUA MARCA PELA SOCIEDADE.

EM OUTRAS PALAVRAS:O GRUPO DIFERENCIADO TEM AS SUAS DIFERENÇAS AQUILATADAS PELOS VALORES DA SOCIEDADE DE CLASSES,ENQUANTO O MESMO GRUPO PASSA A SER ESPECIFICO NA MEDIDA EM QUE ELE PRÓPRIO SENTE ESTA DIFERENÇA E,A PARTIR DAI,PROCURA CRIAR MECANISMOS DE INTEGRAÇAÕ NA SOCIEDADE.

(SOCIOLOGIA DO NEGRO BRASILEIRO POR CLÓVIS MOURA)



MALLÊT ARTE SONS E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA:

O BRASIL TERIA DE SER BRANCO E CAPITALISTA;O AUGE DA CAMPANHA PELO BRANQUEAMENTO DO BRASIL SURGE EXATAMENTE NO MOMENTO EM QUE O TRABALHO ESCRAVO (NEGRO)É DESCARTADO E SUBSTITUIDO PELO ASSALARIADO,AI COLOCA-SE O DILEMA DO PASSADO COM O FUTURO,DO ATRASO COM O PROGRESSO E DO NEGRO COM O BRANCO COMO TRABALHADORES. O PRIMEIRO REPRESENTARIA A ANIMALIDADE,O ATRASO,O PASSADO,ENQUANTO O BRANCO(EUROPEU)ERA O SIMBOLO DO TRABALHO ORDENADO,PACIFICO E PROGRESSISTA.DESTA FORMA,PARA MODERNIZAR E DESENVOLVER O BRASIL SÓ HAVIA UM CAMINHO: COLOCAR NO LUGAR DO NEGRO O TRABALHADOR IMIGRANTE,DESCARTAR O PAIS DESSA CARGA PASSIVA,EXÓTICA,FETICHISTA E PERIGOSA POR UMA POPULAÇÃO CRISTÃ,EUROPÉIA E MORIGERADA.TODO O RACISMO EMBUTIDO NA CAMPANHA ABOLICIONISTA VEM,ENTÃO,Á TONA.JÁ NÃO ERA MAIS ACABAR-SE COM A ESCRAVIDÃO,MAS ENFATIZAR-SE QUE OS NEGROS ERAM INCAPAZES OU INCAPACITADOS PARA A NOVA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DO PAIS.TODOS ACHAVAM QUE ELES DEVIAM SER SUBSTITUIDOS PELO TRABALHADOR BRANCO,SUAS CRENÇAS DEVIAM SER COMBATIDAS,POIS NÃO FORAM CRISTIANIZADOS SUFICIENTEMENTE,ENQUANTO O ITALIANO,O ALEMÃO,O ESPANHOL,O PORTUGUÊS,OU OUTRAS NACIONALIDADES EUROPÉIAS,VIRIAM TRAZER NÃO APENAS O SEU TRABALHO,MAS A CULTURA OCIDENTAL,LIGADA HISTÓRICA E SOCIALMENTE ÁS NOSSAS TRADIÇÕES LATINAS.ALGUNS POLITICOS TENTAM INCLUSIVE INTRODUZIR IMIGRANTES QUE FUGIAM AOS PADRÕES EUROPEUS,COMO OS CHINESES E MESMO AFRICANOS.A GRITA FOI GERAL,PRECISAVÁMOS MELHORAR O SANGUE,A RAÇA.BIBLIOGRÁFIA:(SOCIOLOGIA DO NEGRO BRASILEIRO:CLÓVIS MOURA SÉRIE FUNDAMENTOS).