terça-feira, 18 de outubro de 2016

MATEUS 10

1. Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar os espíritos impuros e para curar todo tipo de doenças e enfermidades. 2. E estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3. Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4. Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, que o traiu. 5. Jesus enviou esses doze e ordenou-lhes: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6. ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7. e, indo, pregai, dizendo: O reino do céu chegou. 8. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9. Não levareis no cinto ouro, nem prata, nem cobre; 10. nem bolsa de viagem, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. 11. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem nela é digno e hospedai-vos ali, até que vos retireis. 12. E, ao entrardes na casa, saudai-a; 13. se a casa for digna, que a vossa paz venha sobre ela; mas, se não for digna, que retorne para vós a vossa paz. 14. E, se ninguém vos receber, nem ouvir vossas palavras, sacudi o pó dos pés ao sairdes daquela casa ou daquela cidade. 15. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 16. Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; portanto, sede astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas. 17. Cuidado com os homens, pois eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18. e por minha causa sereis levados à presença de governadores e reis, para que deis testemunho, a eles e aos gentios. 19. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que falareis nem como falareis, pois naquela hora vos será dado o que dizer. 20. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala por meio de vós. 21. Um irmão entregará seu irmão à morte; e um pai, a seu filho; e filhos se rebelarão contra os pais e os matarão. 22. E sereis odiados por todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. 24. O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25. Basta ao discípulo ser como seu mestre; e ao servo, como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos de sua família? 26. Portanto, não os temais; porque não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido. 27. O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que vos é sussurrado ao ouvido, proclamai-o dos telhados. 28. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; pelo contrário, temei aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. 29. Não se vendem dois passarinhos por uma pequena moeda? Mas nenhum deles cairá no chão se não for da vontade de vosso Pai. 30. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31. Portanto, não temais; valeis mais do que muitos passarinhos. 32. Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está no céu. 33. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está no céu. 34. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35. Porque vim causar hostilidade entre o homem e seu pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra; 36. assim, os inimigos do homem serão os de sua própria família. 37. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38. E quem não toma a sua cruz, e não me segue, não é digno de mim. 39. Quem achar a sua vida irá perdê-la, e quem perder a sua vida por causa de mim a achará. 40. Quem vos recebe, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41. Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo. 42. E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário